Blog

Pra que Serve o Talabarte?

Para que serve um talabarte?

O talabarte é um dispositivo utilizado para segurar o trabalhador a um ponto de ancoragem de modo a evitar quedas e o mau posicionamento durante a execução das suas tarefas.

talabarte é uma alça, tradicionalmente feita de couro ou em nylon (atualmente), que possui um ou dois ganchos ns extremidades, usado para algumas funções: apoio de espada ou bandeira; pendurar instrumentos de percussão no corpo, como surdo ou repinique, e; como um equipamento de segurança de apoio para trabalho em altura; que protege o usuário "travando" a queda.

Destaca-se que existem diferentes tipos de talabarte: com alma de aço, de nylon, com absorvedor de impacto, entre outros.

Veja mais

Rioepi.com.br

Read More
Ler mais

Hércules lança uniforme para bombeiro que alia praticidade, mobilidade e segurança no combate a incêndios

A Hércules, empresa do grupo Ansell, pioneira no desenvolvimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) lança uma nova linha de vestimenta para bombeiros, a partir de critérios como inovação, segurança, conforto e custo-benefício.

O traje 2 em 1 para resgate, é um equipamento multiuso, mais leve, projetado para garantir a eficiência e facilitar o trabalho oferecendo praticidade e possibilidade de atuação em ambientes urbanos e florestais. “A vestimenta tem aramida em sua composição é de alta durabilidade e pode ser utilizado com a calça separada do blusão ou como uma peça única.

Além disso, não possui controle de lavagens e garante proteção durante e após o combate ao incêndio, explica Valdir Ferreira, gerente especialista de produto da Ansell.

Sobre o desenvolvimento do uniforme, Ferreira acrescenta que o processo envolveu identificação da necessidade, desenvolvimento da ideia, pesquisa de matéria-prima, fornecedores de tecido, e, após ensaios laboratoriais, chegou-se a um material que tem como grande diferencial em termos de composição, durabilidade e custo-benefício, além de uma das suas principais vantagens: a eficácia do EPI durante toda a sua vida útil.

O lançamento acontece em um momento importante, diante dos registros recentes envolvendo a atuação dos profissionais. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), revelam que nos quatro primeiros meses do ano foram registrados 175 focos de queimadas no Pantanal, superior aos 148 de igual período do ano passado, aumento de 18,2%. No Cerrado, foram mais de 4 mil focos, 20% a mais que no ano anterior. Além disso, somente no estado de São Paulo, o Corpo de Bombeiros realizou, em 2021, mais de 200 mil resgates. No mesmo ano, foram contabilizadas também, segundo o Instituto Sprinkler Brasil (ISB), mais de 2 mil ocorrências de incêndios estruturais de janeiro a dezembro. Ademais, uma vez que a vestimenta proporciona, além de proteção ao incêndio florestal, ao resgate em situações de desabamento, há que se considerar também os números de desastres naturais que, somente nos primeiros três meses deste ano, afetaram oito milhões de brasileiros, segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Foram 53.960 ocorrências no período, em 93% das cidades brasileiras.

No estudo, foram contabilizados os desalojados, desabrigados, vítimas fatais e pessoas afetadas pelas estiagens. Epis para incêndios: funcionalidades A nova linha de vestimentas chega para oferecer aos profissionais mais uma opção de EPI para atuação no dia a dia.

Read More
Ler mais

Veja a diferença e saiba qual escolher! PFF1, PFF2 OU PFF3?

Diferenças entre os filtros PFF1, PFF2 e PFF3. A diferença entre os filtros PFF1, PFF2 e PFF3 A função dos filtros é exatamente esta, reter os materiais particulados, como névoas, poeiras e fumos presentes no ambiente. Para a escolha do filtro, irá depender da concentração do contaminante. Veja qual a diferença e como estão classificados os PFF1, PFF2 e PFF3. PFF1 / P1: Poeiras e/ou Névoas (aerossóis mecanicamente gerados). Utilizar se a concentração for menos que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 80% e penetração máxima de 20%. PFF2 / P2: Fumos (aerossóis termicamente gerados) e/ou de toxidez desconhecida. Você pode utilizar desde que a concentração não seja maior que 10 vezes o limite de tolerância. Eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%. PFF3 / P3: Particulados altamente tóxicos (LT < 0,05 mg/m³) e/ou de toxidez desconhecida. Se o ambiente estiver ate 10 vezes o limite de tolerância do contaminante. Eficiência mínima de 99,7% e penetração máxima de 0,03%. PFF: significa peça facial filtrante, pois o próprio respirador é um meio filtrante. As siglas P1, P2 ou P3 são filtros utilizados nos respiradores com manutenção, onde é possível a troca do filtro! Já os PFF1, PFF2 ou PFF3, são utilizados nos respiradores sem manutenção, aqueles considerados descartáveis.Read More
Ler mais
Carregando...

Sua privacidade

Nós respeitamos muito sua privacidade. O site utiliza cookies e tecnologias semelhantes para oferecer conteúdos e ofertas personalizadas para você. Você pode entender melhor como nós utilizamos cookies em nossa política de privacidade.