Você conhece as diferenças entre EPI e EPC? Embora ambos os itens sejam importantíssimos para a segurança dos colaboradores, existem algumas diferenças entre eles que precisam ser conhecidas. EPIs significam Equipamentos de Proteção Individual, enquanto EPCs são os Equipamentos de Proteção Coletiva. É importante entender de que forma eles se tornam complementares entre si.

Vale lembrar que ambos os grupos fazem parte das obrigatoriedades instituídas pelo Ministério do Trabalho a partir de normas regulamentadoras específicas. Também é importante saber que representam uma das formas mais eficazes de atenuar os riscos de acidentes de trabalho e de respeitar a saúde e integridade dos seus colaboradores.

Quer entender as diferenças entre EPI e EPC? Acompanhe este artigo.

Diferenças entre EPI e EPC
Enquanto os EPIs representam equipamentos utilizados por cada trabalhador para aumentar a segurança em seu trabalho, os EPCs podem ser definidos como itens instalados no ambiente, em si, com a mesma finalidade. No primeiro grupo, estão os óculos, capacetes, luvas, calçados de segurança e quaisquer outros equipamentos de proteção individual obrigatórios para determinadas atividades.

Já no segundo, estão os cones, placas, faixas e os demais itens relacionados à sinalização do ambiente de trabalho. Vale lembrar que o uso de um não isenta a presença do outro. Em algumas situações, ambos são necessários para aumentar os níveis de segurança de todos os envolvidos.

Objetivos dos EPIs e EPCs
Tanto um grupo de equipamentos quanto o outro têm um único objetivo: preservar a segurança do trabalhador. Enquanto os EPIs protegem diretamente o corpo do colaborador, no sentido de evitar riscos físicos e de acidentes, os EPCs visam alertar para os cuidados necessários diante dos riscos presentes no ambiente de trabalho.

Benefícios dos EPIs e EPCs
Os EPIs visam atenuar os riscos ocupacionais. Um protetor auricular, por exemplo, auxilia um trabalhador que passa muito tempo em ambiente ruidoso a preservar sua audição. Da mesma forma, uma bota com bico de aço evita que objetos pesados causem fraturas nos pés do usuário. No caso dos EPCs, eles funcionam como um alerta. Uma área isolada com faixas e cones, por exemplo, que não deve ser acessada.

Obrigatoriedades do responsável
Vale lembrar que ambos os itens representam exigência legal nas empresas. Os EPIs são regulamentados pela NR6, que prevê, inclusive, o seu fornecimento obrigatório, bem como a conscientização e as instruções para uso. Para os EPCs, existem diversas normas, entre as quais podemos citar a NR4, NR10, NR12 e NR33. Cada uma delas aborda sobre uma situação específica que prevê a obrigatoriedade do uso do EPC. Mais uma vez, a responsabilidade por sua instalação é inteiramente da empresa.

As diferenças entre EPI e EPC podem ser encontradas em pequenos detalhes e nos resultados que eles trazem ao ambiente de trabalho. É o seu uso conjugado (quando necessário) que ajuda a alcançar índices consideráveis de prevenção, medida essencial para manter a sua empresa dentro da legalidade e preservar a integridade das pessoas que a ela se dedicam.

Lembre-se de que a escolha do fornecedor de EPIs e EPCs também é importante.
Estamos aqui pra lhe auxiliar com as Melhores e Reconhecidas Marcas de EPI e EPC